Carregador de bateria Victron Energy IP43 Blue Smart 50A Bluetooth

Marca: Victron Energy
Modelo: 1849
Disponibilidade: Em estoque

Qtd:

A Kamell é distribuidor oficial da Victron Energy no Brasil!

Carregador robusto com 3 saídas para até 3 bancos de baterias simultâneas.

Entrada: 230Vac

3 Saídas 12V 50A

Bluetooth



4.1. Funcionalidade de Bluetooth

Configuração, monitorização e atualização do carregador. Opção para carregamento redundante paralelo.

As novas funções podem ser adicionadas quando estiverem disponíveis através de smartphones, tablets e outros dispositivos Apple e Android.

Se utilizar a funcionalidade de Bluetooth pode definir um PIN para prevenir um acesso não autorizado ao dispositivo. Este PIN pode ser redefinido para o valor de defeito (000000) mantendo o botão MODO durante 10 s. Consulte o manual VictronConnect para obter mais informação.

4.2. Porta VE.Direct.

Para uma ligação com fios ao painel Color Control, Venus GX ou a outros dispositivos.

4.3. Relé programável

Pode ser programado (p. ex., com um smartphone) para ativar um alarme ou outros eventos. Lembre-se de que o relé apenas funciona quando houver CA disponível nos terminais de entrada CA e, portanto, não pode ser utilizado como, por exemplo, um sinal de início/paragem do gerador.

4.4. Carregador de bateria ecológico com uma eficiência muito elevada

Com uma eficiência até 94 %, estes carregadores geram até quatro vezes menos calor que a norma na indústria. Quando a bateria estiver completamente carregada, o consumo de energia diminui para menos de 1 W, um valor cinco a 10 vezes melhor que a norma neste setor.

4.5. Sustentável, seguro e silencioso

   Baixa carga térmica nos componentes eletrónicos.

   Proteção de sobreaquecimento: A corrente de saída diminui se a temperatura aumentar até 60 ºC.

   O carregador é arrefecido por convexão natural. Isto elimina a necessidade de uma ventoinha de arrefecimento ruidosa.

4.6. Carregamento com compensação de temperatura

A tensão de carga ótima de uma bateria de chumbo-ácido é inversamente proporcional à temperatura. O carregador Phoenix Smart mede a temperatura ambiente no início da fase de carregamento e compensa a temperatura durante o processo. A temperatura é medida novamente quando o carregador de bateria estiver no modo de baixa corrente durante a absorção ou a armazenagem. Portanto, as definições especiais para um ambiente frio ou quente não são necessárias.

4.7. Gestão adaptativa da bateria

As baterias de chumbo-ácido devem ser carregadas em três fases, nomeadamente [1] inicial, [2] absorção e [3] flutuação.

São necessárias várias horas de carregamento de absorção para a bateria carregar completamente e evitar os danos precoces causados por sulfatação.

No entanto, a relativamente elevada tensão durante a absorção reduz a vida útil da bateria em resultado da corrosão das placas positivas.

A gestão adaptativa da bateria limita a corrosão ao reduzir o período de absorção, se possível, isto é, ao carregar uma bateria que está (quase) completamente carregada.

4.8. Modo de armazenagem: menos corrosão das placas positivas

Mesmo a menor tensão de carga de flutuação a seguir à absorção irá causar corrosão. Portanto, é essencial diminuir a tensão de carga ainda mais, se a bateria permanecer ligada ao carregador durante mais de 48 h.

4.9. Recondicionamento

Uma bateria de chumbo-ácido que seja carregada de forma insuficiente ou deixada numa condição descarregada durante vários dias ou semanas irá deteriorar-se por causa da sulfatação. Se isto for detetado atempadamente, a sulfatação pode, por vezes, ser revertida parcialmente ao carregar a bateria com uma tensão mais alta e uma corrente reduzido.

Notas:

O recondicionamento deve ser utilizado ocasionalmente apenas nas baterias VRLA (gel e AGM), pois os gases formados nesta operação secam o eletrólito.

As baterias VRLA com células cilíndricas acumulam mais pressão interna antes de os gases se formarem e, portanto, perdem menos água durante o recondicionamento. Alguns fabricantes de baterias com células cilíndricas recomendam o recondicionamento em caso de aplicação cilíndrica.

O recondicionamento pode ser aplicado a baterias de células húmidas para “compensar” as células e prevenir a estratificação de ácido.

Alguns fabricantes de carregadores de baterias recomendam o carregamento por impulso para reverter a sulfatação. No entanto, a maior parte dos especialistas de bateria concordam em que não existem evidências conclusivas de que o carregamento por impulso seja melhor que o carregamento com uma corrente baixa / tensão elevada. Isto é confirmado pelos nossos próprios testes.

4.10. Baterias de iões de lítio (LiFePO)

As baterias de iões de lítio não sofrem de sulfatação e não têm de ser completamente carregadas regularmente.

No entanto, estas baterias são altamente sensíveis a baixas e altas tensões. Por isto, são equipadas frequentemente com um sistema integrado de compensação das células e de proteção contra as baixas tensões (UVP: Proteção de SubTensão).

Nota importante:

NUNCA tente carregar uma bateria de iões de lítio se a temperatura da mesma for inferior a 0 ºC.2

Corte por temperatura da bateria baixa: Serve para interromper o carregamento das baterias de lítio abaixo de 5 ºC (defeito). Pode necessitar do sensor de rede VE.Smart como, p. ex., um sensor de bateria Smart ou um SmartShunt.

4.11. Ligar / desligar remoto

Existem três formas de ligar o dispositivo:

1.    Colocar os pinos L e H em curto-circuito (por defeito de fábrica)

2.    Colocar o pino H num nível superior (p. ex., o positivo da bateria)

3.    Colocar o pino L num nível inferior (p. ex., o negativo da bateria)

4.12. Led de alarme

Se ocorrer um erro, o led ALARME vai acender-se em vermelho. Os leds de estado indicam o tipo de erro com um código de intermitência. Consulte na tabela seguinte os códigos de erro possíveis.


4.13. Compensação da tensão automática

O carregador compensa a queda de tensão nos cabos CC aumentando gradualmente a tensão de saída se a corrente de carga aumentar.

O desvio de tensão fixo são 100 mV. O desvio de tensão é ajustado com a corrente de carga e adicionado à tensão de saída. O desvio de tensão baseia-se em 2 x 1 m de cabo, na resistência de contacto e na resistência do fusível.

4.14. Versões de três saídas

Os carregadores de três saídas têm um isolador de bateria FET integrado e, portanto, proporcionam três saídas isoladas.

Embora todas as saídas possam fornecer a corrente de saída nominal completa, a corrente de saída de todas as saídas está limitada à corrente de saída nominal completa.

Ao utilizar o carregador de três saídas é possível carregar três baterias separadas com apenas um carregador, mantendo as baterias isoladas entre si.

As saídas não são reguladas individualmente. Um algoritmo de carga é aplicado a todas as saídas